No dia 16 de setembro, a Segregated Witness [SegWit] alcançou um marco importante depois que relatórios sugeriram que as transações de Bitcoin no protocolo SegWit atingiram uma alta histórica de 50,7%.
O protocolo foi desenvolvido pela primeira vez por Pieter Wuille em dezembro de 2015, com a intenção de reduzir as taxas de processamento e facilitar transações mais rápidas.
Agora, de acordo com novos dados, o SegWit alcançou uma nova alta histórica, com 57,02% de todas as transações de Bitcoin sendo realizadas através do protocolo.
Isso sugere um progresso significativo no desenvolvimento do protocolo de fork, que visa fornecer maleabilidade de transação e transações mais rápidas e baratas.
No entanto, mesmo com a alta história no número de transações, a taxa cobrada pelas transferências ainda não apresentou uma queda correspondente.
Comparando os gráficos das taxas de transação registradas para facilitar as transações no SegWit, verificou-se no dia 26 de junho de 2018 que as taxas de transação eram 203,14 sats/byte.
Na época a SegWit era responsável por 37,82% de todas as transações.
Sugeriu-se que, com a implementação aprimorada do Segwit, a taxa de transação cairia à medida que maior participação traria mais estabilidade do protocolo. O Bitcoin era cotado a US$6246,64, naquela época.
Essa taxa foi comparada ao valor registrado no dia 6 de junho de 2019, quando a implementação do SegWit em todas as redes aumentou para 46,02%, mas a taxa de transação não caiu.
Na verdade, ela aumentou para 213,57 sats/byte [Nota: os dados estavam disponíveis apenas até 6 de junho]. O Bitcoin era cotado a US$7932,16 na mesma data.
Isso sugere que o SegWit não reduziu as taxas de transação do BTC no protocolo.
Como relatado anteriormente, o SegWit ainda está para atrair a atenção de grandes corretoras de criptomoedas, como Binance, Blockchain.com, BitMEX e Bittrex, já que essas potências ainda precisam implementar o protocolo.
E, embora os números sugiram que o SegWit continua a ganhar popularidade, o aumento da taxa de transação pode resultar em menor adoção em massa no futuro.